» » Zé Bettio


Um dos radialistas mais lembrados e queridos do Brasil, Zé Béttio vivia dizendo pra dona de casa jogar água no marido pra ele ir trabalhar, isso às cinco e meia da manhã! Muita gente se acostumou a ouvi-lo pela Rádio Record nos anos 70, em seu programa que tocava exclusivamente música sertaneja de raiz, e sua voz tranquila fez parte da infância de várias pessoas. Ele foi uma espécie de “Silvio Santos do rádio”, um comunicador respeitado e imitado que, com sua simplicidade, cativava a todos.

Zé Béttio nasceu em 1926 e foi sanfoneiro do trio Sertanejos Alegres nos anos 50. Antes disso, porém, foi sapateiro e até jogou futebol no Clube Atlético Linense. No final dos anos 50, depois que os Sertanejos Alegres se desfizeram, ele passou a tocar sanfona num concurso de calouros da Rádio Tupi, e montou o Zé Béttio e Seu Conjunto, fazendo algumas apresentações na Rádio Cometa, com quem gravou seu primeiro disco, em 1958.


O destino fez com que ele substituísse por acaso um locutor que havia faltado na rádio Difusora de Guarulhos. O público gostou de ouvi-lo lendo anúncios, e ele acabou efetivado como locutor, tendo um programa diário de meia hora. Foi em seguida contratado pela Rádio Cometa, e logo se tornou um fenômeno de audiência. No início da década de 70, foi para a Rádio Record, e nesse programa lançou diversos artistas que se tornaram consagrados, como a dupla Milionário e José Rico.
São dessa época os bordões “joga água nele”, “gordo, ô gordo”, o galo cantando, a água na bacia, lembranças que parecem sem sentido, mas que se mantêm vivas na memória afetiva de quem viveu e ouviu o Zé naqueles anos todos. Quem não se lembra de quando começava a música Quem É?, de Aguinaldo Timóteo, e ele respondia “é o Zé Béttio”?

Nos anos 80, ele passou pela Rádio Capital e pela Rádio Gazeta, e acabou voltando para a Record, onde apresentou um programa matinal até 2009, se aposentando em seguida. Ele teve um AVC em 2016, levou um bom tempo para se recuperar. Zé Béttio morreu, aos 92 anos, (27-08-18). Ele morreu durante a madrugada, enquanto dormia em sua casa no bairro Horto Florestal, na zona norte de São Paulo.

Zé Béttio em fotos mais recentes (Reprodução//Por onde anda o Zé Béttio?/Veja SP)

FONTE: VEJA


Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta