» » Processo de migração do AM para o FM avança no Paraná


Muitas rádios já estão em processo de migração de faixa no Paraná. A mudança é uma reivindicação antiga dos radiodifusores de todo o país que, com o crescimento urbano, vêm sofrendo com a perda de estabilidade do sinal.
Após 75 anos transmitindo na faixa AM, a Rádio Difusora União (AM 1070), de União da Vitória, a quarta mais antiga do Paraná e a sexta do Brasil, acaba de concluir esse processo e entrar para a frequência FM. Desde domingo (03/09), passou a integrar a rede CBN, com o nome CBN Vale do Iguaçu 106,5.
O encerramento da transmissão em AM foi marcado por um dia de programação especial, relembrando a história da emissora e celebrando sua trajetória como pioneira na região. Na foto o proprietário da Rádio Difusora, Caique Agustini com o vice prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, o deputado estadual Hussein Bakri, o presidente do CDL, Artibano Nhoatto e o empresário Marcos dos Santos.
Migração
Em junho, um mutirão de migração promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) oficializou a adesão de 45 emissoras paranaenses ao termo aditivo que garante a mudança de faixa.
Durante a solenidade, realizada no Palácio Iguaçu, o ministro Gilberto Kassab ressaltou que a migração de AM para FM irá trazer mais confiança e investimentos, que se transformarão em informação com maior qualidade. “A modernização permite, além de um som de melhor qualidade, mais segurança para que os radiodifusores possam investir mais”, destacou.
No Brasil
Quase 1500 rádios AM, das 1781 existentes em todo país, solicitaram a migração para o FM. Nesta primeira etapa, cerca de mil emissoras poderão operar na faixa atual de FM, de 88 a 108 MHz. As demais emissoras terão que esperar concluir o processo de digitalização da TV para liberação da faixa estendida, de 76 até 108 MHz

FONTE: AERP

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta