» » Reposicionamento de Marca: uma análise de caso da Jangadeiro FM.


O cenário da radiodifusão Cearense sempre esteve muito definido. Cada emissora disputando seu espaço com suas concorrentes, luta pelos mesmos ouvintes, programações parecidas (dentro de cada segmento), promoções repetidas e, consequentemente, respostas já esperadas. Nada de muito transformador. Rádios de segmentação popular tão iguais - uma espécie de abraço geral - em suas programações com tentativas - muitas vezes precipitadas - de massificação de conceito. 
A verdade é que percepção de valor não é exatamente o que uma determinada organização - no caso emissora - fala. Mas sim, um mix: imagem, construção de conceito, experiência vivida pelo publico consumidor para assim, criar na cabeça (e coração) a real dimensão do que a marca representa. Assim tem feito a Jangadeiro FM, após todo o trabalho de reposicionamento de marca, iniciado ainda no começo de 2015.

A emissora não apostou apenas em massificar um slogan, mas entendeu e praticou em todas suas ações, a proposta apresentada. TODO MUNDO AMA, não foi apenas uma frase de efeito, mas um sentimento entregue e percebido por todo seu público de interesse. A emissora se reposicionou dentro do mesmo nicho de mercado, mas abraçou conceitos mais amplos que vão além de promos institucionais. A remodelagem de toda sua programação, a identidade Jangadeiro mais nítida, as promoções que dão vida e tornam tangíveis os valores oferecidos pela estação. A equipe de locutores se tornou mais linear, cada qual com suas particularidades claro, mas emitindo, transmitindo sempre o mesmo conceito. Felicidade, amizade, união, companheirismo, carinho e alto astral. Afinal, esse é um conjunto de atributos funcionais que TODO MUNDO AMA!

Criar uma identidade de frequência é sempre um grande desafio. Rádios segmentadas possuem mais características para tal feito, afinal, na teoria, falam para um grupo mais homogêneo. Se lançar em uma proposta imensa como essa, por ser de caráter popular, é inovar e criar diferenciação dentro do mesmo mercado. É competir oferecendo um serviço distinto. Produtos e serviços diferenciados conquistam corpo, mente e espírito dos seus consumidores. E foi exatamente todo esse conceito - de Kotler - proposto e vivenciado pela 88,9. A Jangadeiro FM partiu na frente na ERA DOS VALORES, e a resposta de todo o esforço e inovação praticada pela rádio foi se consolidar em 1º lugar geral no Ibope.

Qual o segredo? 
A rádio que todo mundo ama apostou em comunicar sentimentos, e sentimentos só se tornam reais se forem compartilhados. Assim, eliminou a sensação de "locutores ilhados", reduziu a fragmentação dos programas, elevou a unificação de linguagem e criou união e integração, traduzindo essas 4 etapas em pertença por parte dos ouvintes, Afinal, todo mundo deseja está sempre na sintonia do amor.

Os quatro fenômenos apresentados é a composição do Oceano Azul. Uma teoria de diferenciação de mercado que desenvolve um modelo de negócio tão inovador e único, que a concorrência não consegue copiar. A teoria de Chan Kin, quando bem aplicada, leva a organização a ser um Player líder de mercado e foi exatamente o que aconteceu com a Jangadeiro FM. No caso de rádio: músicas, promoções, quadros e programas podem até ser copiados, mas o conceito e os valores sempre ficam para quem partiu na frente.

FONTE: MARKETING DE CONTEUDO
Enviado por: Thiago Alves

Postado por ADM

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta