» » Rádios de Goiás e Tocantins migram para FM


Treze emissoras de Goiás e duas do Tocantins assinaram os termos aditivos de adaptação das outorgas para a migração do AM para o FM nesta quarta-feira (31), em Goiânia (GO). O mutirão de assinaturas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) tem como objetivo acelerar o processo de migração em todo o país. Ao todo, representantes de 87 emissoras dos dois estados participaram do evento.
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, ressaltou o impacto da modernização do rádio na vida da população.
"Concretizamos hoje um sonho daqueles que militam no mundo das comunicações. Com a migração, essas rádios vão possibilitar a milhares de goianos o acesso a uma comunicação de muito mais qualidade e com custos reduzidos", discursou Kassab.
Já o governador de Goiás, Marconi Perillo, destacou a importância do processo de migração para o setor.
“Sintetizo essa cerimônia em uma palavra: modernização. Modernizar para melhor informar. Esse é o sentido da migração”, afirmou Perillo.
Cinquenta e uma rádios goianas apresentaram interesse em mudar de faixa. De acordo com Perillo, o setor de radiodifusão gera mais de 750 mil empregos diretos e indiretos no estado.
Quase 1500 rádios AM, das 1781 existentes em todo país, solicitaram a migração do AM para o FM. Nesta primeira etapa, cerca de mil emissoras poderão operar na faixa atual de FM, de 88 a 108 MHz. As demais emissoras terão que esperar concluir o processo de digitalização da TV para liberação da faixa estendida, de 76 até 108 MHz.
O mutirão em Goiânia foi o quarto realizado no Brasil. O evento já passou pelo Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina. Em outras duas solenidades realizadas em Brasília, rádios de todo o país assinaram o termo de migração. A próxima cidade a reunir emissoras para a assinatura será Curitiba (PR), na segunda-feira (5).
Durante o mutirão em Goiânia, o ministro Gilberto Kassab assinou portaria que autoriza o desligamento do sinal analógico na cidade e em outros 28 municípios goianos.
FONTE: ABERT

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta