» » Como usar eventos especiais e datas comemorativas para melhorar a audiência?


Não é nenhuma novidade que todas as datas comemorativas foram criadas com fins comerciais, por isso o período de distância entre uma data e outra é estrategicamente posicionado, de forma que o comércio permaneça ativo o ano inteiro. Dia das mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia do Amigo, Dia das Crianças, Halloween, Natal, Ano Novo, além dos dias comemorativos regionais, nacionais e eventos mundiais, tais como as Olimpíadas que acabaram de acontecer no Rio de Janeiro.
Eventos de nível mundial também acabam sendo ótimos influenciadores que estimulam o fluxo da economia, pois há o aumento do turismo por parte de estrangeiros e também por parte do próprio povo brasileiro. Eventos assim não acontecem com frequência, o que contribui para que o consumidor não seja receoso em aproveitar a ocasião. Mas será que somente o comércio pode colher bons frutos de eventos especiais e datas comemorativas?

1. Conheça o seu público

Quais são os produtos que mais aumentam o fluxo de vendas no Dia das Crianças? Brinquedos e roupas infantis, pois é o mercado que essa data comemorativa movimenta durante esse período. Assim como próximo ao Dia dos Pais, produtos de interesse do público masculino são mais vendidos. Seguindo essa linha de raciocínio, é preciso conhecer o seu público alvo para saber qual as datas comemorativas que mais possuem ligação com o seu perfil, assim é possível direcionar as suas ferramentas de publicidade de uma forma mais específica.

2. Produza conteúdo segmentado

Já percebeu que nos meses de Junho ou Julho a decoração de muitas lojas e estabelecimentos é influenciada pela Festa Junina, da mesma forma é na Páscoa ou no Natal, isso acontece pois é um meio de manter o “espírito” do feriado vivo nas pessoas. Conhecendo o perfil do público que a data comemorativa é destinada, você pode fazer uma programação segmentada a este público conservando o “espírito” da data, para gerar interesse e consequentemente, aumentar a sua audiência. 
Por exemplo, a sua rádio pode explorar as possibilidades que o Dia do Amigo pode oferecer, criando uma programação especial que incentive os ouvintes a fazerem dedicações aos seus melhores amigos, compartilhando músicas que lembrem os seus momentos especiais ou algo do gênero.

3. Faça parte da evolução

Quando a internet começou a se popularizar, houve muita gente que acreditou que seria o fim das mídias tradicionais como a televisão e o rádio, mas isso foi um grande equívoco. A internet e as ferramentas que ela pode oferecer, na verdade, fizeram com que o rádio evoluísse a um novo patamar. Hoje graças à tecnologia mobile, é possível que um ouvinte baixe o aplicativo de uma rádio e possa receber conteúdo personalizado e exclusivo diretamente na tela de seu smartphone, tornando a experiência muito mais interessante, além de possibilitar a interação.

4. Incentive o compartilhamento

Uma rádio que ofereça conteúdo relevante aos seus ouvintes através do aplicativo, tem um poder de alcance ilimitado. Produza conteúdo personalizado de acordo com o tema da data comemorativa ou evento em questão e estimule que seus ouvintes o compartilhem. Quanto mais conteúdo compartilhado, mais usuários irão conhecer a sua rádio, causando o aumento de sua audiência.

5. Estimule a interação

Se existe algo que cativa o público, é o seu direito de dar uma opinião. As pessoas adoram poder participar de um programa ao vivo colocando as suas opiniões em evidência, interagindo com os locutores e apresentadores, recebendo um feedback em tempo real. Essa é uma estratégia que sempre foi muito promissora para as rádios, mas na era da internet pode-se ir mais além.
Crie programações especiais relacionados ao tema da data comemorativa ou evento especial, gere um debate ou discussão a respeito do tema e estimule que os seus ouvintes participem através das redes sociais ou do próprio aplicativo da rádio. Isso irá aumentar o trafego em seu aplicativo, os compartilhamentos de sua rádio e irá melhorar a sua audiência.
FONTE: CADENA

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta