» » UNESCO no Brasil e ABERT celebram o Dia Mundial do Rádio

Para celebrar o Dia Mundial do Rádio (13/02/2017), a UNESCO no Brasil se une à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (ABERT). A ideia é incentivar as mais de 2,4 mil emissoras de rádios associadas à ABERT a comemorar a data por meio de atividades, eventos, transmissões especiais, entrevistas com especialistas, debates sobre o assunto ou qualquer outra iniciativa sobre o Dia Mundial desenvolvida dentro ou fora das ondas do rádio.
A UNESCO criou um site especialmente para a data, onde emissoras de rádio de todo o mundo podem registrar o que farão para celebrar o Dia Mundial do Rádio. O site está disponível nas seis línguas oficiais das Nações Unidas (espanhol, inglês, francês, árabe, russo e chinês). Mais de 100 eventos já foram registrados na plataforma, neste ano. As rádios que tiverem interesse também podem veicular o spot produzido pela UNESCO (disponível em português aqui)).
Neste ano, o tema “O Rádio é Você!” defende a importância da participação das comunidades nas emissoras de rádio por meio de entrevistas, conselhos editoriais e fóruns de ouvintes, por exemplo. Deve-se considerar também a participação dos ouvintes na definição da programação e das políticas públicas de radiodifusão. Essas são algumas maneiras de envolver a audiência e fazer do rádio um meio de comunicação cada vez mais próximo de seus ouvintes.
O rádio é o meio de comunicação mais abrangente do mundo, inclusive no Brasil. O baixo custo de operação e o acesso fácil à tecnologia, que chega aos locais mais remotos, contribuem para que o rádio facilite a rotina de pessoas de norte a sul, das populações que precisam se informar nas grandes cidades até os ribeirinhos que usam o rádio para se comunicar em diversas regiões do país.
“O tema o ‘Rádio é você’ traz a importância da identidade entre o veículo e a audiência. É uma tentativa de aproximação do público com o rádio para que ele se sinta, de fato, refletido no que é transmitido, de modo que o rádio seja uma voz da população”, afirma o coordenador de Comunicação e Informação da UNESCO no Brasil, Adauto Soares.
O diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik, reafirma a força e a pluralidade do veículo de comunicação de maior alcance do mundo. Lembra ainda do papel fundamental que o rádio desempenha nas situações de emergência e socorro humanitário.
“O rádio em breve completará 100 anos no Brasil e é um meio que sempre está se adaptando às novas tecnologias e se reinventando para continuar com o seu amplo alcance, capaz de chegar a comunidades distantes, conectar pessoas, compartilhar conhecimento e informação, ajudar as populações em momentos de risco e fortalecer a compreensão sobre os diferentes temas”, diz Antonik.
O Dia Mundial do Rádio foi instituído pela Conferência Geral da UNESCO e comemorado pela primeira vez em 2012. Em seguida, foi adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como Dia Internacional. Os temas igualdade de gênero, participação da juventude e o rádio em situações de emergência e desastre foram abordados nas comemorações anteriores. Em 2016, eventos em celebração ao Dia Mundial do Rádio aconteceram em mais de 80 países.
Visite o site oficial do Dia Mundial do Rádio de 2017, registre seu evento ou transmissão e acesse conteúdos e recursos exclusivos http://www.worldradioday.org/
Mais informações:
UNESCO
Ana Lúcia Guimarães, a.guimaraes@unesco.org , (+55-61) 2106-3536, (+55-61) 99966-3287
Fabiana Pullen, f.sousa@unesco.org , (+55-61) 2106-3596
FONTE: ABERT

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta