» » iPhone com rádio FM? Presidente da FCC apoia ativação do receptor de rádio em smartphones



O novo presidente da FCC, órgão regulador das telecomunicações nos Estados Unidos, Ajit Pai, se pronunciou a favor da ativação de receptores FM em todos os smartphones. Segundo ele, a questão pode ser vital para a segurança pública, mas há outras questões que podem ser levadas em conta.
Um estudo da NAB citado por Pai mostra que apenas 44% dos smartphones mais vendidos nos Estados Unidos em 2016 têm os receptores FM ativados. Entre aqueles que não podem receber sinais de rádio FM, a maioria esmagadora é de iPhones: 94%.
 
Parece estranho que todo dia ouvimos sobre um novo aplicativo de smartphone que te deixa fazer algo inovador, mas esses miraculosos dispositivos modernos não têm uma função-chave oferecida por um Sony Walkman de 1982.
De acordo com o site MacRumors, muitos dos smartphones modernos possuem o receptor FM integrado ao modem LTE (4G), incluindo iPhones. No entanto, as operadoras não ativam esta funcionalidade, o que força os usuários a escutarem rádio via streaming – e, assim, gastarem seus pacotes de dados.



Mas a questão está muito além de apenas escutar música via frequência de rádio FM no celular, observa Pai. “Poderíamos defender o caso de ativação dos chips citando apenas questões de segurança pública”, disparou. Um chip de rádio FM poderia enviar e receber sinais em situação de emergência, por exemplo.
O presidente da FCC se diz contrário a criar alguma espécie de lei ou regra que force fabricantes e operadoras a ativarem o receptor FM em todos os smartphones. Ele se diz defensor do livre mercado e, portanto, não quer interferir por meio do órgão que preside. Curiosamente, no entanto, ele é contra a neutralidade da internet.
Nos Estados Unidos, Canadá e no Brasil, já existem campanhas online reivindicam rádio grátis nos smartphones. As grandes operadoras americanas já estão ativando o receptor ou vão ativar em praticamente todos os aparelhos Android. Mas o iPhone parece que vai ficar de fora.
Curiosamente, apesar de o site MacRumors dizer que o iPhone tem um receptor FM em seu interior, há quem diga que isso exigiria uma antena extra no aparelho, que não tem como ser colocada dentro do dispositivo. A Apple não se manifestou oficialmente sobre o assunto até o momento.
FONTE: TUDO CELULAR

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta