» » 7 dicas para não perder a audiência do seu programa.

7 dicas para não perder a audiência do seu programa.



Locutor/ Apresentador que fala pouco, fala bonito!

Locutores/Apresentadores que falam ‘pouco’ e com ‘inteligência’ são uma boa forma de fidelizar ouvintes. Isso permite que eles criem o hábito de ouvir o programa favorito sabendo que os locutores/apresentadores serão precisos ao interagirem, sem ‘bla! bla! bla!’, sem ‘risadinhas’, sem ‘brincadeiras fora do contextual’. E, se eles podem confiar na precisão do conteúdo, continuarão ouvindo a sua programação. Sua equipe deve ter respeito com o ouvinte e anunciante, não adianta falar demais achando que ira aumentar ou manter a audiência, desta forma você pode estar perdendo, não deixe o seu locutor/apresentador falar vários minutos seguidos no ar.

Por padrão, a equipe do ar deve estar na emissora com no mínimo 15 minutos antes de começar o programa, desta forma será possível se familiarizarem com o ambiente, saber quais as musicas que já foram tocadas na programação, noticias, novidades, tomar uma agua, café, ir ao banheiro entre outros.

Tudo isso vai dar errado

Tenho uma péssima notícia para dar aos locutores e apresentadores: ninguém quer saber de sua vida, dos seus problemas, do nome do seu cachorro e nem se sua sogra é legal ou muito chata, ninguém quer ouvir as musicas que você gosta de ouvir, “não pense que o seu gosto musical é o mesmo de seus ouvintes”, não ache que eles vão rir de suas piadas, não force a sua voz tentando imitar algum personagem. Não coloque a culpa nos equipamentos da emissora, ‘o computador travou’, que o ‘botão do console de áudio esta quebrado’ etc. Ao entrar no ar, busque falar de assuntos de interesse dos seus ouvintes, toque as musicas comerciais que são sucesso no mundo, ou que já foram, preze pelo local que trabalha. Lembre-se que você esta a frente do comando de uma máquina poderosa, se errar, vai por tudo a perder.

Promova seus programas

Aumentar o engajamento dos seus ouvintes nas redes sociais faz com que eles participem da experiência e sintam que o programa também é deles (e é). Sua equipe deve estar pronta para receber, pelos canais mais adequados à disposição (telefone, e-mail, Facebook, etc), sugestões de pauta, pedidos de música, indicações de convidados etc. O contato constante com o público garante que você entregará a eles o conteúdo que lhes interessa.

Lembre-se de recapitular

Então estamos aqui falando de formas não perder a audiência da sua rádio… percebe aonde queremos chegar? A cada quatro minutos (no máximo) o locutor/apresentador deve recapitular o que está acontecendo: o assunto em discussão, o nome do entrevistado, a banda à qual o programa é dedicado, as músicas que já foram tocadas e assim por diante. É preciso constantemente capturar a atenção daqueles que acabaram de sintonizar na sua rádio. Assim você não deixa ninguém boiando… quem boia, escapa.

Falar naturalmente

Um apresentador/locutor que força a voz acaba ficando chato de se ouvir depois de muito tempo, mesmo que seja bem talentoso. Observe que os programas mais bem-sucedidos do rádio a fala ou a narração é bem descontraída e natural. Como seus ouvintes não podem ver seus astros (óbvio!), a voz compõe praticamente todo o personagem. Já tive a inoportunidade de ouvir emissoras onde o locutor começa falando ‘grosso’ e termina o programa falando com sua voz normal ‘fina’, o locutor tenta imitar um personagem mas todos percebem que é ele está imitando a si mesmo.., muito chato isso… rs.

Defina seu público

Numa era de cada vez mais opções e distrações é muito difícil falar com todos. Você até pode ter uma programação diversificada, mas cada programa deve saber para quem está falando. Os ouvintes do programa X são fãs de quais musicas? Gostam de política? E de futebol? Moram em qual região da cidade? Se você tiver qualquer dúvida sobre essas questões, perguntar diretamente aos seus ouvintes é uma opção sempre disponível. E, se não entende do assunto, melhor nem começar a falar, alguns de seus ouvintes podem entender muito mais que você.

Inclua suspense

Você já foi vítima deste truque assistindo à TV: o apresentador ou âncora anuncia várias vezes uma atração, reportagem ou entrevista que fica sempre para “o próximo bloco”, e só passa mesmo no final. Chegou a hora de você usar este truque a seu favor! Por falar nisso, temos ótimas dicas sobre rádio para te passar… mas fica para o próximo post!


FONTE: http://www.talksat.com.br/

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta