» » Vinhetas para rádio: qual a importância delas para seu público?


Equipamentos modernos e um bom conteúdo são extremamente importantes, mas não são os únicos ingredientes para o sucesso de uma rádio. Alguns recursos podem ajudar a tornar a programação muito mais atrativa e profissional, como é o caso das vinhetas para rádio.
O uso das vinhetas chama a atenção dos ouvintes e ajuda em sua fidelização, além de conferir maior credibilidade à emissora, que garante sua presença na memória de seu público.
Continue lendo e entenda melhor o que são as vinhetas e qual sua importância!

O que são vinhetas para rádio?

Podemos dizer que a vinheta é a assinatura de uma marca. Feita de frases curtas, de apenas alguns segundos, sua função é marcar a entrada ou a saída de um programa.
A ideia das vinhetas é chamar a atenção do ouvinte sobre o que ele está prestes a ouvir (ou acabou de ouvir), o que torna a programação mais dinâmica. Uma vinheta fácil de memorizar e que combine com o programa também serve para alertar/lembrar o público de que determinado conteúdo vai entrar no ar naquele momento.
É importante destacar que existem diferenças entre os termos vinheta, spot e jingle, que são comumente confundidos. Os outros dois são usados para a publicidade de produtos ou serviços feita na rádio. Nos tópicos a seguir, explicamos melhor cada um:
  • spot — é um tipo de anúncio ou propaganda para rádio, geralmente gravado em estúdio por um locutor e com uma música de fundo;
  • jingle — é uma peça musical, com letra e melodia, em que o anúncio é cantado para gerar empatia e memorização.
Agora que está clara a diferença entre eles, podemos voltar a falar sobre a importância das vinhetas, que acompanham o histórico evolutivo das rádios.

Por que elas são importantes?

Sabemos que não é só de música que uma rádio é feita. O que difere cada uma é como sua programação é planejada e o que faz com que os ouvintes sejam atraídos para aquele canal.
As vinhetas são importantes para gerar lembrança da rádio na memória do público. Elas chamam a atenção do ouvinte para o conteúdo a ser transmitido, fazendo conexão com o programa e uma introdução para o que será falado.
Uma vinheta com a entonação e os efeitos sonoros adequados não apenas consegue chamar a atenção dos ouvintes, mas também serve para que eles saibam os horários da programação e se mantenham mais engajados com a transmissão.
A vinheta pode ser a chave para fazer com que o público volte fielmente naquele horário para ouvir o conteúdo que ele já sabe que é de seu interesse. É um meio de informar aos ouvintes o que sua rádio tem para oferecer naquele momento.
O ouvinte pode estar disperso, prestando atenção em outras coisas, mas quando ele escuta a vinheta que reconhece como a chamada para o programa que quer ouvir, seu foco se voltará para a sua programação.
FONTE: TELETRONIX

Postado por ADM

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta