» » O Rádio na História das Copas: a Rádio Nacional na Copa de 1950


O quadro O Rádio Faz História, do programa Todas as Vozes, mostra áudios históricos de todos os tempos com trechos de transmissões de jogos da Copa do Mundo FIFA! Afinal, desde a sua primeira edição, realizada no Uruguai em 1930, o Mundial de Futebol possui uma intensa e estreita relação com o Rádio, meio de comunicação que foi fundamental para difundir esse evento esportivo e transformá-lo no mais popular da Terra.
Nesta edição, ouça como a Rádio Nacional do Rio de Janeiro narrou um fato que transcendeu as fronteiras do esporte: a derrota da Seleção Brasileira para a Uruguaia na final da Copa do Mundo FIFA de 1950, a primeira realizada em nosso país. Atônito, um público de 199.854 pessoas assistiu, no recém-inaugurado estádio do Maracanã (que ainda carregava o seu primeiro nome oficial, Mendes de Morais) algo que nenhum brasileiro esperava: a vitória de virada do Uruguai por 2 a 1. Todos os gols ocorreram no segundo tempo: Friaça (2') abriu o placar para a Seleção Brasileira, mas Schiaffino (21') e Ghiggia (34') decretaram a inapelável conquista uruguaia, no episódio célebremente conhecido como Maracanazo. Comandaram aquela transmissão da Nacional os narradores Antônio Cordeiro e Jorge Curi, auxiliados por uma grande equipe de comunicadores e repórteres. Mesmo diante do trágico resultado, destacam-se nas narrações de ambos a sobriedade, o reconhecimento de que a Seleção Uruguaia jogou melhor e, claro, a orientação aos desolados ouvintes de que a vida precisava seguir adiante.
Com a colaboração da escritora, jornalista e professora da PUC-Rio, Rose Esquenazi, do site "Rádio na História" (www.radionahistoria.blogspot.com.br), clique no player e confira esse verdadeiro registro histórico do Rádio em todos os tempos!
O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda à sexta das 7h às 9h, e aos sábados (melhor da semana) das 7h às 8h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Apresentação: Marcus Aurélio e equipe.



FONTE: EBC

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta