» » 10 curiosidades sobre o rádio


1. As primeiras experiências em radiodifusão no Brasil foram feitas em 1892 pelo padre gaúcho Roberto Landell de Moura, em Campinas, São Paulo.
2. A primeira transmissão radiofônica nacional ocorreu em 7 de setembro de 1922, durante uma exposição comemorativa pelos 100 anos da Proclamação da Independência. O então presidente Epitácio Pessoa foi o primeiro a testar o sistema e realizou um discurso veiculado por 80 alto-falantes.
3. Em 1º de março de 1932, Getúlio Vargas assinou um decreto-lei permitindo a veiculação de propaganda pelo rádio.
4. Roquette Pinto e Henry Morize fundaram a primeira rádio do país em abril de 1923. Ela se chamava Sociedade do Rio de Janeiro.
5. "A Voz do Brasil" foi instituída em 1935 e, 3 anos depois, passou a ser transmitida em rede nacional. No início, além dos pronunciamentos de Getúlio Vargas e de seus aliados políticos, o programa também apresentava cantores populares. A abertura da ópera "Guarani", de Carlos Gomes, servia de vinheta do programa.
6. A primeira rede nacional de rádio foi organizada por Getúlio Vargas, no dia 10 de novembro de 1937, para anunciar a criação do Estado Novo.
7. A primeira rádio-novela foi ao ar em 1941 pela Rádio Nacional. Chamava-se "Em Busca da Felicidade", escrita pelo cubano Leandro Blanco e patrocinada pelo creme dental Colgate.
8. O noticiário "Repórter Esso" fez sua estreia em 1941, transmitido pela Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, e pela Rádio Record, de São Paulo.
9. O locutor era Heron Rodrigues. Foi o primeiro noticiário de rádio que fazia mais que apenas ler o jornal impresso.
10. Os dois bordões que ficaram mais famosos foram "O primeiro a dar as últimas" e "Testemunha ocular da história". Parou de ir ao ar em 31 de dezembro de 1968, com o locutor às lágrimas se despedindo do público.

FONTE: GUIA DOS CURIOSOS - UOL

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta