» » O acervo com 16 mil efeitos sonoros da BBC agora público


Fundada em 1927, a BBC (British Broadcasting Company) é uma instituição britânica conhecida mundialmente. No início de sua história, dedicou-se à produção de conteúdo para a rádio. Desde então a empresa estatal vem acumulando um vasto acervo de gravações de áudio, que hoje também são usadas em sua produção audiovisual. 

Desde abril de 2018, a companhia disponibiliza para o público 16 mil efeitos sonoros presentes em seu acervo. Eles podem ser acessados e baixados em uma página em versão beta . Os sons incluem sirenes de navios, um papagaio falando e emitindo outros sons, o tiro de um rifle. 

Os arquivos podem ser utilizados respeitando um tipo de licença chamado “Reminiscence Archive” (“arquivo da reminiscência”), abreviado para RemArc.

Originalmente, essa licença foi empregada pela BBC para que pessoas sofrendo de demência, em especial idosos, pudessem ter acesso a conteúdo que ativasse a memória. 

Sob essa licença, os sons podem ser utilizados para fins pessoais, educacionais e de pesquisa, mas não comerciais ou políticos. O dispositivo também veta que o material seja usado de forma danosa ou ofensiva. 

Pelos parâmetros estabelecidos, isso significa que não poderão ser usados em atividades ilegais, assim como para promover discurso de ódio, pornografia, tabaco ou armas. 

FONTE: NEXO JORNAL

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta