» » Conheça a locutora por trás da voz da ligação a cobrar


Uma das vozes femininas mais famosas do Brasil está caindo no esquecimento. E não se trata de nenhuma cantora ou apresentadora famosa. É bem provável que você não saiba quem é a dona da voz em questão, mas a frase mais conhecida dita por ela, com certeza, quase todo mundo já ouviu: "chamada a cobrar, para aceitá-la, continue na linha após a identificação".

A mensagem era – e ainda é – ouvida por quem atende uma ligação a cobrar – aquela que é paga por quem recebe, e não por quem está ligando. Quem faz a ligação, por sua vez, ouve: "após o sinal, diga seu nome e a cidade de onde está falando".

A voz suave e misteriosa – que fez muito sucesso antes do advento dos aplicativos de mensagem e da popularização dos planos de telefonia – é da locutora paulista Patrícia Godoy, que também já foi atriz de novelas e âncora de telejornais no SBT/Alterosa. Ela chegou a apresentar o programa Aqui Agora, nos anos 1990.

Em entrevista à revista Mundo Estranho, em dezembro de 2017, ela revelou curiosidades sobre sua vida. Formada em piano clássico e em educação física, a locutora trabalha como atriz desde a adolescência. De acordo com Patrícia, foi também nesse período que começou a emprestar sua voz a campanhas de publicidade.

Música

A chamada a cobrar possui também uma melodia igualmente famosa, que antecede a voz de Patrícia Godoy. De acordo com uma reportagem publicada em 2016 pelo jornal Gazeta do Povo, o criador da canção é o músico paranaense Carlos Freitas.

A matéria revela que ele criou a melodia em 1987, a pedido de um amigo que era diretor da extinta companhia telefônica do estado do Paraná, a Telepar. Naquele ano, a empresa precisava de uma vinheta para o, até então, novo serviço de chamadas a cobrar.

Entretanto, à época da entrevista ao jornal, Carlos Freitas lutava na justiça pelo reconhecimento de ter criado a famosa música.

Confira, abaixo, uma entrevista com a locutora Patrícia Godoy, que começa interpretando a mensagem da ligação a cobrar:


Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta