» » 7 estratégias de rádios de sucesso para conseguir mais ouvintes!


Como conquistar novos ouvintes para as rádios de sucesso?

1. Aqueça os relacionamentos nas redes sociais

As redes sociais tornaram-se uma excelente ferramenta para se aproximar de sua audiência, e isso pode ser bem aproveitado em muitos segmentos. Com o rádio não é diferente: pode-se, por exemplo, criar uma fanpage no Facebook e compartilhar informações relevantes para seu público, como as notícias locais ou de interesse cultural, fotos e vídeos de artistas, promoções da própria rádio etc.
Com essa ferramenta você também poderá incentivar o compartilhamento de postagens na rede, contribuindo para que mais pessoas vejam o seu conteúdo e, por consequência, queiram conhecer e ouvir a rádio.

2. Trabalhe com broadcast online

Uma solução de broadcast online pode ajudar a rádio a ampliar consideravelmente o número de ouvintes. Essa ideia consiste em transmitir um programa ou toda a programação da rádio via internet.
Permitindo que os seus ouvintes ouçam a rádio através de um website ou outro canal online, você conseguirá atrair muito mais interessados no que você tem a transmitir. Afinal, muitas pessoas acabam procurando sites de música online para ouvir enquanto trabalham. Divulgue a seus contatos que sua emissora também pode ser ouvida online e veja os resultados!

3. Ajuste os conteúdos ao seu público-alvo

Quer atrair um público fiel? Então, é conveniente conquistá-lo com os conteúdos adequados. Ou seja: saiba o que as pessoas que você pretende atingir querem ouvir, e dê isso a elas. Essa é uma das estratégias utilizadas pela BBC Radio de Londres. Dessa forma, é possível filtrar o que será transmitido, melhorando a qualidade da programação.
Para que você possa fazer isso em sua rádio, primeiramente terá que conhecer quem é o seu público-alvo, definindo perfis a partir de uma pesquisa aprofundada que colha dados sobre o sexo, a faixa etária e até o grau de escolaridade. É necessário também reconhecer os gostos pessoais, partindo dos estilos musicais aos programas preferidos. É assim que a BBC consegue atrair e fidelizar cada vez mais pessoas.

4. Fale com naturalidade

Conhecer seu público é fundamental para garantir que suas mensagens serão bem compreendidas. Afinal, se a linguagem utilizada pela rádio for diferente do tipo usado pelos ouvintes, a comunicação será limitada, criando dificuldades no alcance.
Porém, uma coisa deve ser comum a qualquer tipo de linguagem: a naturalidade. Mesmo que seu público seja mais formal, exigindo uma postura mais séria, você pode falar naturalmente. Isso transmite credibilidade para sua fala e mostra que você está preparado para se comunicar com seus ouvintes.
Além disso, a naturalidade torna a conversa mais agradável. Nenhum ouvinte estará disposto a escolher uma estação de rádio que seja cansativa e entediante.

5. Inclua gatilhos de suspense e surpresa

Os gatilhos mentais são estratégias bastante utilizadas em qualquer negócio, e se você quer fazer parte do grupo das rádios de sucesso, é totalmente recomendada a utilização.
Existem diversos gatilhos mentais, cada um atua de uma forma diferente. Por exemplo, quando você vai comprar uma passagem aérea, é comum ver uma mensagem que aquele assento é um dos últimos disponíveis. Não é à toa que essa mensagem aparece. As pessoas não querem perder as oportunidades e compram rapidamente. Esse é o gatilho da escassez.
As rádios de sucesso possuem um ponto em comum: elas adoram contar histórias. Nós, seres humanos, somos fascinados por histórias e aprendemos a ouvi-las desde o berço. Um bom locutor deve saber envolver os ouvintes, despertando suas emoções. O gatilho do suspense serve muito bem nesse caso. Durante a narrativa, o locutor pode pausar, voltar e continuar o caso para despertar um maior interesse do ouvinte.
Outro gatilho importante é o da surpresa. No mesmo contexto das histórias, não adianta fazer suspense e, no final, falar exatamente aquilo que o ouvinte já esperava. Chega a ser frustrante. Então, use a criatividade para criar momentos inesperados, surpreendendo o público.

6. Invista em aplicativos

Nós já falamos sobre a disponibilização da rádio na internet. Isso é ótimo e pode garantir grandes resultados. Porém, para ir além e trabalhar a fidelização dos ouvintes, uma interessante estratégia é investir em aplicativos.
Ao criar um aplicativo para sua emissora de rádio os ouvintes poderão fazer o download gratuitamente e ouvir sua programação em qualquer lugar que estejam por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Isso pode fazer com que a rádio seja sempre lembrada, tornando-se uma referência na escolha do público.

7. Crie promoções

Para engajar e fidelizar seu público é preciso pensar diferente, sair do óbvio. Criar grandes promoções é uma boa ação. Não estamos falando de grandes e caros eventos. Se a empresa tiver o investimento necessário para isso, é ótimo, mas não é uma limitação para não fazer.
Você pode criar sorteios, concursos ou mesmo distribuir brindes em um local movimentado da cidade. O segredo é espalhar o nome da sua rádio e, assim, atrair novos ouvintes.

Vamos aumentar o alcance da sua rádio?

Como vimos em nosso artigo, atrair mais ouvintes para as rádios de sucesso tem várias estratégias possíveis. Para ter bons resultados, é interessante que você pense nas ações de forma complementar, criando uma melhor experiência ao público e tornando a sua rádio uma referência.
Para isso, utilize as redes sociais, trabalhe com broadcast online, ajuste os conteúdos ao público-alvo, fale com naturalidade, inclua os gatilhos mentais, invista em aplicativos e crie promoções. Aplicando essas estratégias você verá a sua rádio decolar, atraindo cada vez mais ouvintes e os fidelizando.
POR: BRUNO FARIA - TELETRONIX

Postado por ADM

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta