» » Nova versão do RDS tem mais subportadoras e pode transmitir imagens para o receptor


Um encontro que aconteceu em novembro, promovido pelo RDS Forum, reuniu cerca de 40 profissionais do setor para discutir a evolução do padrão RDS2.
O novo padrão é uma evolução do RDS e acrescenta três novas subportadoras à banda básica. Compatível com o RDS atual, a nova versão foi desenvolvida com o objetivo de aumentar a capacidade de transmissão de dados e poder oferecer novos recursos. Por exemplo, informações como o logo da emissora, uma foto do comunicador ou um guia de programação poderão ser transmitidas em tempo real através das subportadoras.
Segundo Dietmar Kopitz, CEO do RDS Forum, o novo padrão está praticamente definido e pronto para ser submetido à IEC para homologação e adoção internacional.
Encoders RDS2 das empresas 2wcom, Axel Technology, WorldCast e Jump2Go deverão estar disponíveis no mercado em 2017.
A foto que ilustra este post é de uma demonstração realizada pela Radio France e a WorldCast no evento.
Como há a necessidade de se trocar o aparelho de rádio por outro que seja compatível com o RDS2, resta saber se esta inovação terá tempo para se tornar uma realidade de mercado. Outras tecnologias, que oferecem resultados semelhantes, podem se estabelecer mais rapidamente e não deixar espaço para o RDS2. É o caso, por exemplo, do rádio híbrido no celular. Dependendo mais de software do que de hardware, o rádio híbrido poderia se disseminar com muito mais facilidade e rapidez.
Fonte: Radio World e ZYD

Postado por ADM

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta