» » Smartphones com FM são preferência entre os americanos


Uma nova pesquisa mostra que a presença do rádio FM nos smartphones continua aumentando. De acordo com levantamento realizado pela Pilot nos Estados Unidos, a venda de celulares com recepção ativa de FM cresceu 46%, 12% a mais que o trimestre anterior.
Outro dado mostra que a venda de aparelhos com chip FM desativado entre os americanos caiu de 62% para 49%. Apesar de a compra desses aparelhos ser superior ao dos que possuem recepção ativa de FM, o momento é positivo para a radiodifusão, já que, nos EUA, a Apple é a empresa que domina o mercado e se recusa a ativar o chip FM nos iPhones.
Esse cenário pode ter sido influenciado por um movimento para que a Apple ative a recepção de FM nos iPhones, que possuem o chip, porém, inativo. A Samsung já aderiu à campanha e liberou a recepção do sinal nos novos modelos da marca Galaxy "S7" e "S7 Edge".
E o Brasil?
A ABERT também trabalha para que a venda de aparelhos com FM embutido aumente no Brasil. A campanha “Smart é ter rádio de graça no celular” foi criada no final de 2014 para orientar a população a optar por um aparelho com chip de rádio FM integrado na hora da compra. A mesma campanha busca sensibilizar a indústria a fabricar aparelhos com receptor de rádio FM.
Uma pesquisa da ABERT de 2016 mostra que apenas 8% dos aparelhos celulares à venda no mercado brasileiro já vêm com chip de rádio FM integrado. Nos celulares até R$ 300, esse índice chega a 100%.
A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) também criou uma campanha “Exija celular com rádio”, que incentiva a preferência por esses aparelhos. O material mostra as vantagens de optar por smartphones com FM integrado, como o baixo consumo de energia e a economia, já que o próprio fone de ouvido funciona como antena e não consome dados.
FONTE: ABERT

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta